Sábado, 21 de Maio de 2022

Tempo aberto

Taubaté - SP

Justiça Justiça

Advogada Carmela Grüne é candidata à vaga de Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público

Ela foi a primeira mulher a integrar a Diretoria Executiva da Academia Brasileira de Direito (ABD), tornando-se acadêmica imortal

21/01/2022 às 20h23
Por: Rafael Gomes
Compartilhe:
Advogada Carmela Grüne é candidata à vaga de Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público

Carmela Grüne é representante institucional do Instituto dos Advogados Brasileiros no Rio Grande do Sul. Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas, implementou mais de 600 iniciativas voltadas ao estímulo à participação cidadã na gestão pública.

 

Para intervir positivamente nas ações do CNMP, Carmela Grüne traz na bagagem a experiência advinda pelo projeto ‘Direito no Cárcere’, laureado internacionalmente, por contribuir na garantia de direitos das pessoas presas, como a memória, a educação, o trabalho e o esporte, por meio de palestras, de oficinas de literatura, de música, de pintura, de cinema, além de doações de materiais para revitalização dos espaços com vistas a contribuir nas condições de higiene e de meio ambiente prisional.

 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão, executa a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar dos Ministérios Públicos no Brasil e de todos os seus membros, respeitando a autonomia da instituição.

 

No próximo dia 28 de janeiro, às 9h, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, ocorrerá a indicação de dois membros da advocacia para compor o CNMP. Uma das candidatas à vaga de conselheira é a advogada Grüne.

 

Grüne é editora do Jornal Estado de Direito, publicação originariamente impressa que alcançou a marca de 50 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em todo Brasil, atualmente, pela internet, alcança um público de 70 mil leitores mensais.

 

Pela rede de articulistas, no período da pandemia da COVID-19, reuniu pelo projeto Conselhos de Dom Quixote à Administração da Justiça Brasileira, renomados juristas do Brasil e do Exterior, em defesa da Constituição Cidadã, dos direitos humanos e fundamentais para recomendar 100 conselhos a processos pendentes de julgamento no Supremo Tribunal Federal – STF.

 

Foi a primeira mulher a integrar a Diretoria Executiva da Academia Brasileira de Direito (ABD), tornando-se acadêmica imortal, ocupante da cadeira n. 5, cujo patrono é Raymundo Faoro. Autora de livros e artigos jurídicos, tem como mais recente publicação pela Pontes Editora o “Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo”, o qual é uma das coordenadoras e o artigo “Acesso à Justiça do Trabalho e cidadania” publicado no Conjur, escrito em co-autoria com o advogado e membro do IAB Marcos Luiz Souza.

 

Por mais de 16 anos Grune se dedica na implementação de técnicas e metodologias de estímulo à participação cidadã no cuidado das pessoas que se encontram à margem de políticas sociais, contribuindo para a mudança de cultura e criação de oportunidade para todos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Sobre O jornalista Rafael Gomes possui 15 anos de experiência com a mídia. Diplomado, o profissional já atuou em veículos impressos e on-line. No currículo também carrega a expertise como assessor de imprensa de órgãos governamentais, empresas privadas e grandes marcas. Sua coluna é publicada diariamente do “ Notícias do Rio” e “ Sopa Cultural”. Sugestão de Pauta: [email protected]
Taubaté - SP Atualizado às 02h28 - Fonte: ClimaTempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 21°

Dom 22°C 8°C
Seg 23°C 8°C
Ter 25°C 10°C
Qua 26°C 10°C
Qui 22°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio