Segunda, 27 de Junho de 2022
13°

Muitas nuvens

Taubaté - SP

Cultura Mato Grosso do Sul

Dia Internacional dos Museus celebra a nossa história nas mais diversas representações

O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de Maio e foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento esp...

18/05/2022 às 10h15
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de Maio e foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Nesta data, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais.

O Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade.

Em nosso Estado, foi criado em dezembro de 2008 o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS), vinculado à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com vistas a sistematizar e implementar políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa, e a assessorar tecnicamente a implementação de museus nos municípios.

SIEM-MS será composto por todas as instituições museológicas oficiais, públicas ou privadas, organizações sociais, arquivos públicos e privados, museus comunitários, ecomuseus, geoparques, centros de memória, grupos étnicos e culturais, instituições educacionais que mantenham cursos relativos ao campo museológico e outras entidades organizadas vinculadas ao setor museológico do Estado, desde que cadastrados no SIEM-MS.

Alguns dos objetivos do Sistema Estadual de Museus são: promover a interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, visando ao constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais; promover a valorização, o registro e a disseminação de conhecimentos específicos no campo museológico; promover o desenvolvimento das ações voltadas para a capacitação de recursos humanos, aquisição de bens, conservação, restauração, documentação, pesquisa, comunicação e difusão dos acervos entre os órgãos, as entidades públicas e privadas e as unidades museológicas que integram o SIEM-MS; prestar assessoria técnica na área museológica para criação de museus nos municípios do Estado; promover a articulação entre os museus existentes no Estado, entre outros.

Como unidades da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, existem os seguintes museus: Arquivo Público Estadual, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea, e no prédio do Memorial da Cultura e da Cidadania funciona também o Museu de Arqueologia da UFMS.

Foto do destaque: Bruno Rezende (Marco - Museu de Arte Contemporânea) Fotos internas: Divulgação/FCMS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários