Segunda, 27 de Junho de 2022
13°

Muitas nuvens

Taubaté - SP

Educação Educação

BSBIOS leva para alunos da rede pública de ensino oficinas lúdicas sobre ODS

Programa acontece nos municípios de Passo Fundo (RS) e Marialva (PR) e visa promover o empoderamento de crianças e jovens como agentes de transform...

20/05/2022 às 10h40
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Os municípios de Passo Fundo (RS) e Marialva(PR) recebem o Projeto Oficina Teatral - Cultura e Sustentabilidade - Conhecendo os ODS e entram na rota da Agenda 2030 da ONU. O programa é uma realização da BSBIOS em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos. “Diminuir os impactos ambientais é um dos nossos maiores desafios. As nossas ações refletem diretamente no meio ambiente, por isso a importância de agirmos hoje. Este projeto junto às crianças e jovens é fundamental para acelerarmos a agenda 2030 e não deixar ninguém para trás ”, salientou o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella.

O objetivo é levar para crianças e jovens entre 6 e 12 anos da rede pública de ensino, conhecimento sobre os 17 objetivos sustentáveis e mostrar como podem melhorar o dia a dia na comunidade onde estão inseridos e ainda, contribuir para um mundo melhor para as próximas gerações. 

O programa inclui atividades lúdicas que vão estimular a curiosidade e levar informação acerca de temas essenciais como a importância da reciclagem, ressignificação do lixo, atitudes que podem melhorar o meio ambiente, hábitos sustentáveis, entre outros. Ao todo serão realizadas 6 oficinas distribuídas em forma de circuito. Para que fique ainda mais interessante, cada aluno receberá um passaporte que dará acesso às atividades. “Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS . A reflexão sobre a realidade, atenção aos cuidados do meio ambiente, comprometimento com a vida, empatia e preocupação com o bem-estar de todos, e que influencie o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Serão três semanas de atividades e cerca de 6 mil alunos  serão diretamente impactados. Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores junto às famílias e comunidade. Para ampliar o impacto, mais de 100 professores serão capacitados com um amplo material didático que poderá ser usado em sala de aula durante todo o ano letivo. 

O Projeto Oficina Teatral - Cultura e Sustentabilidade - Conhecendo os ODS acontece de 16 maio a 02 de junho com oficinas presenciais. Mais do que o empoderamento dos jovens acerca de sua importância para o futuro da nação, o programa vai deixar como legado para cada município, um levantamento completo dos indicadores culturais, ambientais e de satisfação. 

Os alunos contemplados no projeto foram selecionados pelas Secretarias de Educação.

Sobre as empresas ligadas ao projeto, a BSBIOS é uma empresa brasileira com 17 anos de história. O principal negócio é o biodiesel, um combustível mais limpo do que o fóssil e com potencial de descarbonização do setor de transporte. Ele é produzido a partir de óleos vegetais, da gordura animal e do óleo reciclado, em duas unidades nas cidades de Passo Fundo/RS e Marialva/PR. A empresa possui certificações nacionais e internacionais de seus produtos, e planeja ser uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e carbono neutro até 2030.

A Cultura Ambiental é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil. 

A NTICS Projetos, já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz  no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU ( Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários